Caixa de Letras Movéis_ Dâmaso Carreiro

Cortesia: O Sotão da Tia Becas_Porto

Cortesia: O Sotão da Tia Becas_Porto

Ontem tropecei nesta caixa. Com ela estou a aprender muito da nossa história. Conheci os senhores Dâmaso Romão Carreiro, Ary e ainda consegui imaginar o universo da Livraria Simões Lopes de Domingos Barreira.

Dâmaso Carreiro foi professor de ensino primário, natural de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco.  Foi defensor do método de auto – aprendizagem dirigido ao ensino primário, adequando o método de ensino ao ritmo de aprendizagem do aluno. Para tal, este professor utilizava alguns materiais didácticos, disponiveis e  dirigidos ao ensino primário. Como as Letras Mòveis. Dâmaso Carreiro residiu no Porto, e deduzo que deve ter colaborado com a Livraria Simões Lopes de Domingos Barreira na construção de outros jogos e construções didácticas, dirigidas ao Ensino Primário.

letras-moveis-Dâmaso-Carreiro-1

Cortesia: O Sotão da Tia Becas_Porto

As letras movéis, de Dâmaso Carreiro, foram comercializadas numa  outra versão –  o modelo C, pelo valor de 12$50. As dimensões são muito menores, sendo muito mais prático de se transportar e manusear. Em ambas as versões, contêm a assinatura de Ary, autor da ilustração “publicitária” deste artigo.

pormenor-letras-moveis-esco

Cortesia: O sotão da Tia Becas_Porto

Calculo que o valor seria avultado para a bolsa de muitos pais portugueses na altura…Falta-me referir que tenho muito a conhecer com os testemunhos contidos neste jogo… A seu tempo e quando tiver certezas, partilho convosco.

 (Artigo em Construção)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s